Ofurô ou Banho de balde
O Ofurô é uma opção diferente para o banho do bebê, porque oferece uma oportunidade de relaxamento através da imersão na água, a exemplo dos banhos de ofurô.
A água quente (36 á 37 ºC ) é relaxante e, analgésica, imita o ambiente intra-uterino e permite melhora nos estados de agitação, insônia e cólica dos bebês.
Os banhos podem ser dados desde o primeiro dia de vida até quando o bebê ainda couber (4 a 6 meses de idade). Não é necessário o uso de outro tipo de banheira. Nas primeiras semanas é preciso ajuda para que um adulto segure o bebê e o outro passe sabonete. Depois de um tempo o bebê fica mais firme e uma só pessoa pode dar conta.
Banhar o bebê dentro de um ofurô já está virando mania entre as mamães. Pode até parecer moda, mas especialistas garantem que a criança se sente mais confortável e segura no ofurô devido ao formato semelhante ao útero materno.
Quando colocamos o bebê em contato com a água em uma banheira normal, logo ele irá recordar de quando estava no útero materno, contudo não reconhecerá a posição e o ambiente, o que poderá ser motivo de insegurança, estresse e até cólicas após o banho.
Muitas vezes, ele enrijece e retorce o corpo fecha as mãos e chora. Esse momento que deveria ser agradável torna-se estressante, tanto para o bebê quanto para os pais.
Pensando nisso, obstetras e enfermeiras em maternidades na Holanda, em 1997, criaram um ofurô, ou uma banheira terapêutica, capaz de transmitir aos recém-nascidos e lactentes até os 6 meses de idade a mesma sensação do útero materno, tornando o banho um momento prazeroso, de relaxamento e analgesia, melhorando o choro, a agitação, a insônia e também as temidas cólicas.
O banho higiênico não precisa ser demorado, basta tempo suficiente para tirar a sujeira e a pele que descama e se acumula no corpo.
Já o banho relaxante ou terapêutico pode e deve ser mais longo, permitindo que o bebê fique mais tempo na água, como ocorre nos banhos de ofurô, nos quais a imersão é feita em água morna. É Importante salientar que o banho de ofurô pode ser dado desde os primeiros minutos de vida, ainda na sala de parto, até 6 meses de idade, ou até quando o bebê ainda couber dentro do ofurô e não conseguir ficar em pé.
PASSO A PASSO
Antes de colocar o bebê no balde, limpe a criança com lenço umedecido ou algodão, como se fosse trocá-lo.
Coloque o bebê no balde apoiando-o no braço. Use uma das mãos encaixada entre as pernas e a outra apoiando a cabeça, até encaixar as perninhas da criança no fundo do balde.
O bebê vai praticamente se sentar no fundo do balde. Deixe a água no máximo até os ombros e nunca o deixe flutuar.
Mantenha as mãos sustentando a cabeça do bebê. Nunca o deixe sozinho, mesmo que ele já sustente a cabeça.
O melhor horário para o banho no balde é à noite, para que ele se acostume a tomar banho, mamar e dormir. Isso ajudará criar uma rotina.